Anônimos & Celebridades Utilidades & Futilidades / De Tudo um Pouco & Um Pouco de Tudo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

About... Aguinaldo Silva Vs Walcyr Carrasco - Briguinha Melodramática



melodrama

s. m.

1. Drama de situações violentas e exageradas.

2. [Antigo]  Drama cujo diálogo era interrompido por música instrumental.

Há algum tempo vem rolando uma "briguinha " de autores na Rede Globo . Briguinha pelo melodrama clichê
Via Twitter ou através de entrevistas os autores Walcyr Carrasco da novela das 7 "Morde e Assopra" e Aguinaldo Silva da novela das 9 " Fina Estampa" que estreou recentemente volta e meia se alfinetam .
E o motivo é um ...
Uma das tramas da novela das 7 é praticamente idêntica á da nova novela .
Gira em torno de um filho que estuda medicina ( no caso da das 7 , fingia estudar ) e que tem muita vergonha da mãe a quem destrata e muitas vezes omite sua existência .
Kleber Toledo , um novato que anda fazendo muito sucesso ( sabe-se lá o porque disso ) e Cássia Kiss em atuação elogiadíssima são dão vida a esses  personagens na novela de Walcyr Carrasco .
Caio Castro , um dos galãzinhos  do momento e Lília Cabral , a protagonista da novela  interpretam os da versão Aguinaldo na novela das 9 .
Aguinaldo praticamente tem acusado Walcyr de plágio por conta dessa história .
Até o registro que fez na Biblioteca Nacional da sinopse da novela que aconteceu há dois anos atrás quando ainda se chamava "Marido de aluguel" o autor já postou em seu blog para mostrar a todo mundo que a história do filho ingrato é sua ...
Bem ... Walcyr pode até ter se inspirado em "Aguinaldo" para compor o personagem de Kleber Toledo , mas e Aguinaldo ?
É tão original assim essa trama ???
Claro que não !!! uma das tramas mais batidas do gênero melodrama , clichê puríssimo .
Mais do que isso só a da pobre que se apaixona pelo rico , engravida e é injustiçada ...
Ou da vilã que põe sonífero na bebida do galã , dorme com ele (apenas dorme ) e no dia seguinte está seminua ao seu lado e flagrada pela mocinha .
Inúmeras vezes o cinema e a tv trataram deste assunto tão "original" ..

Em 1941 ,  James M. Cain escreveu o livro Mildred Pearce que em 1945 foi levado ás telas com Joan Crawford , diva da época no papel título . Uma mulher batalhadora que sobe na vida virando dona de um elegante restaurante . Mildred tem como inimiga a própia filha que faz  de tudo para passar a mãe para trás , inclusice roubando o namorado da mãe que logo logo aparece assassinado . O filme deu o Oscar á Joan Crawford .
Nesse ano Kate Winslett deu vida á Mildred Pearce mas desta vez em uma versão bem mais cruel de sua história em uma minissérie para a Warner .  Kate é a favorita do Emmy deste ano que acontece agora em Setembro . Eva Rachel Wood faz a filha ingrata e mau caráter .
Recentemente , Vale Tudo a novela de Gilberto Braga voltou a fazer sucesso no canal Viva .
Regina Duarte é a mãe que pena nas mãos da filha inescrupulosa interpretada por Glória Pires em um de seus melhores momentos . Aguinaldo Silva era um dos co autores .
Em 1977 foi ao ar a novela Dona Xepa , escrita por Gilberto Brag baseda na peça homônima de Pedro Bloch . Xepa é uma mulher batalhadora que trabalha em uma feira e usa todo o dinheiro para dar uma vida melhor aos filhos , mas conforme eles sobem na vida passam a ignorar a mãe .
Em 1990 ouve um remake de Dona Xepa com Marília Pêra , a novela chamava Lua cheia de amor . Mais uma vez o drama da mãe injustiçada . Desta vez a filha era Isabela Garcia .
Pois é ... chega a ser ridículo a briga pela autoria de uma trama tão batida , diversas vezes usada nas varias vertentes dramáticas .

17 comentários:

  1. Cara,
    Minguem merece. falta originalidade e conteúdo nas novelas da globo.

    bjs,

    vivica

    www.aquempode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. essa briga não vai terminar tão cedo.
    estamos seguindo você, visite sempre nosso blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Vergonha alheia de ver pessoas se estapeando por crédito, de piada então, é o q mais vejo...

    ResponderExcluir
  4. aff, novela é tudi a mesma coisa, se cada personagem parecido der uma briga por plágio é melhor acabarem com as novelas
    http://alem-da-pele.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Dae pão ao povo com fome de tais misérias... Se não houvesse popularidade não haveríam discuções. O Brasil poderia investir em outros gêneros televisos, but...

    http://eisolteoverbo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei seu blog

    http://pstrawberrymake.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo novelassssssssssssssss
    amei seu blog!
    obrigada pela visita no meu!
    http://floresmaquiadas.blogspot/
    seguindo!

    ResponderExcluir
  8. Falou e disse, Andy, é absolutamente impraticável reclamar originalidade dentro de um dos motes mais batidíssimos da ficção. Mais ou menos como exigir que nenhuma canção se pareça partindo das mesmas sete notas. Que cansaço para quem está de fora, presenciar essas briguitas tolas! Beijos e sucesso no blog, linda!

    ResponderExcluir
  9. Gente, a história sempre é a mesma, só mudam as personagens!!
    Isso acontece desde sempre.
    Originalidade é raridade.

    Bjos Andy.

    ResponderExcluir
  10. É muito triste para nós a falta de criatividade,a falta de originalidade desses caras que se"acham"uns Gênios.-Porque não lançam concursos para novos escritores na televisão,se tem eu desconheço,seria a renovação total.Teu Blog é show já sigo,um abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  11. REALMENTE ESSA BRIGA AINDA VAI DAR O QUE FALAR. EU JÁ TINHA LIDO ALGO A RESPEITO. MAS GOSTEI DA SUA PESQUISA EM MOSTRAR OUTRAS SITUAÇÕES TÃO CLICHÊS. PARABÉNS!

    TEXTO NOVO NO BLOG. ACESSE, LEIA E COMENTE:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/09/o-monge-e-o-licantropo-2-parte.html

    ResponderExcluir
  12. As novelas da globo cada dia piores e sem histórias interessantes!

    ResponderExcluir
  13. Que coisa eim. Não sabia dessa confusão toda, e nunca tinha prestado atenção no quanto as histórias são parecidas! :0

    Adoreeeeeeei o post!
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  14. particularmente eu percebi a semelhança. Mas não há motivos pra brigas. Toda novela há vilão, isso não significa que seja plagio ou algo do tipo. Faz parte.

    ResponderExcluir
  15. Originalidade em novelas hoje em dia é completamente dificil..PORque tudo já foi dito e feito..e quando algum autor de novela quer inovar com historias pouco explorada pelas novelas..a emissora veta...como é o caso do beijo gay na novela anterior..

    ResponderExcluir